História

BANDA JUVENIL SALESIANA DE POIARES




Como surgiu esta ideia

As fotos irão mostrando como chegamos até o que somos hoje!

Em Setembro de 2004 o Colégio Salesiano tomou conhecimento da possibilidade de concorrer ao PROGRAMA ESCOLHAS 2ª GERAÇÃO. Esse Programa tinha como principal objectivo a INCLUSÃO SOCIAL de crianças e jovens de meios mais desfavorecidos. Preparámos então uma boa candidatura e foi aceite (a única em Trás-os-Montes, entre cerca de 30 que concorreram). Nasceu assim o Projecto SORRISO, com financiamento para 2 anos.

Pareceu-nos tratar-se de uma grande oportunidade para dinamizarmos algumas actividades que fossem significativas para a valorização das crianças e jovens destas freguesias vizinhas. Do programa constavam actividades de cariz mais cultural, outras mais desportivas, outras de apoio ao estudo, outras de inclusão digital, através da aprendizagem das novas tecnologias, outras ainda ao nível do acompanhamento familiar ou psico-social.Destas actividades a que reuniu à partida maiores atenções, porque também requeria uma boa parte do financiamento, foi a da MÚSICA. No início tínhamos receio que não houvesse tanta receptividade da parte dos jovens. Com o decorrer do tempo foi-se afirmando a convicção de que podíamos chegar à constituição de uma verdadeira BANDA FILARMÓNICA. Vimos assim concretizar-se um grande desejo que, desde a candidatura, tínhamos formulado e para o qual estávamos dispostos a apostar muito.



Porquê uma BANDA FILARMÓNICA?


- É uma actividade cultural de grande interesse para a formação dos jovens, uma escola de valores e de relações, uma valorização para o seu futuro.

- A Freguesia de Poiares já teve uma banda que suspendeu a actividade há 40 anos atrás. Sentimos que valia a pena recuperar esta mais-valia, recuperando uma tradição e alegrando muito as pessoas mais velhas destas terras.

- O nosso Concelho do Peso da Régua não tinha, até este momento, nenhuma Banda Filarmónica. Representa então um enriquecimento também para o nosso Concelho, e pode ser apoiada de forma especial pela Autarquia e apreciada pela população.

- As Casas Salesianas, desde o tempo do seu fundador, valorizam muito a música e tinham, até há bem pouco tempo, várias bandas filarmónicas em Portugal. É uma forma de recuperar esta dimensão tão salesiana. Além disso a presença do Colégio Salesiano permite garantir solidez organizativa a esta iniciativa, estruturas adequadas e “matéria-prima” entre os seus alunos para ter os instrumentistas necessários à sua constituição.

Um caminho harmonioso


Para dar uma ideia de como se desenvolveu esta iniciativa desde que começou o Projecto Sorriso (Novembro de 2004) evidenciamos algumas etapas significativas:

- Contratação de dois professores de música, licenciados, Roberto Martins e Goreti Martins, a quem se confiou um papel de relevo na condução e orientação desta actividade.

- Formação musical, estudo do solfejo e da flauta para crianças e jovens mais velhos e iniciação musical para as crianças do 1º Ciclo, durante o primeiro ano do Projecto.

- Investimento inicial para comprar alguns instrumentos de sopro e distribuição dos mesmos pelos praticantes mais assíduos, capazes e interessados.

- Devido a uma interrupção pontual de financiamento só nos foi possível adquirir novos instrumentos a partir do Verão de 2005, satisfazendo assim vários praticantes já adiantados na formação musical.

- Contratou-se mais um professor de música, licenciado, Carlos Taveira, para a área dos trompetes e da formação musical do 1º Ciclo.

- Fixaram-se como momentos principais de intervenção as quartas-feiras à tarde, as sextas-feiras à noite e os sábados.

- Os participantes assistiram com agrado a dois concertos de orquestra, no Teatro Municipal de Vila Real.

- Em Dezembro de 2005 já foi possível apresentar duas pequenas peças de Natal na Ceia dos Idosos organizada pela Câmara do Peso da Régua. Nessa altura tocaram 18 praticantes. Embora muito modesta, essa foi a apresentação em público!

- No final de Janeiro, numa festa do Colégio, dedicada ao fundador dos Salesianos, S. João Bosco, a Banda já apresentou mais duas pequenas peças clássicas, aumentando ligeiramente o número de praticantes em palco.

- Desde essa altura foram comprados mais alguns instrumentos, com o dinheiro que ainda estava previsto no orçamento do Projecto Sorriso. Um generoso contributo de um benfeitor do Colégio Salesiano permitiu comprar mais alguns instrumentos (entre os quais o bombo, a caixa e os pratos) e aumentar para 32 os praticantes a tocar em conjunto.

- Contratou-se mais tarde um outro monitor, músico Valter Batista, para a área da percussão.

- Prepararam-se algumas marchas para procissão e algumas peças ligeiras. A Banda mostrava cada vez maior segurança e capacidade para participar em próximos eventos festivos. Os praticantes evidenciaram sempre muito entusiasmo pela actividade e não se registou qualquer desistência.

- Com o aproximar-se do final do Programa Escolhas, procurou-se reunir as condições necessárias para garantir a continuidade desta iniciativa. Constituiu-se, então, uma associação juvenil, de cariz cultural e recreativa: a ASSOCIAÇÃO CULTURAL SALESIANA DE POIARES.

- Através de múltiplas campanhas de angariação de fundos, entre as quais se destacam a Liga de Amigos da Banda e o pagamento de quotas por parte dos músicos, foi possível reunir os fundos necessários para continuar a pagar aos professores envolvidos.

- Deu-se a substituição forçada do maestro que, juntamente com a sua esposa, foram colocados nos Açores a leccionar durante os próximos três anos. Contratou-se para os substituir o Prof. Rui Vilela, maestro, professor de clarinete no Conservatório de Vila Real. Além disso, recorreu-se aos serviços do músico Leonel Pereira para a classe dos metais.

- Entretanto, a Banda continuou a atrair para a aprendizagem musical bom número de outras crianças e jovens, aumentando consideravelmente o número daqueles que, enquanto avançam na formação musical e solfejo, esperam a oportunidade de terem também um instrumento.

- O grupo dos mais avançados foi aumentando mês a mês o seu repertório e começou a ter as primeiras saídas, seguindo-se muitas outras, sobretudo durante o Verão. Desta forma procurar-se também um auto-financiamento, fundamental para continuar a sonhar…

- No final da Verão de 2007 deu-se uma nova mudança de maestro. Desta feita, a condução da banda foi assumida pelo Prof. Carlos Taveira, no projecto praticamente desde o seu início, que é licenciado em Música e com Curso de instrumento (Trompete) e foi o maestro até 2012.

- Em Setembro de 2009 o Pe. José Aníbal Mendonça fundador e primeiro presidente da Banda foi nomeado Delegado Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, assumindo nessa mesma data o Pe. Juan Freitas a direção da Banda.

- A Banda Juvenil Salesiana foi consolidando-se. Foi marcando a sua presença no território, foi crescendo e tornou-se uma Banda de prestígio.

- Participou em vários eventos e encontros de bandas nas redondezas que deram visibilidade a este projeto de categoria superior.

- Um  momento auge da nossa história foi a participação na Jornada Mundial da Juventude em Madrid e podermos ter tocado naquela noite do 17 de Agosto  2011 para uma plateia de cerca de dez mil espectadores de todas as nacionalidades.

- Fruto da participação neste evento de ampla importância surgiu a ideia da edição do 1º DVD da Banda (2011), um registo histórico da nossa história.

- O crescimento da liga de amigos, dos sócios, dos patrocinadores é sinal da vitalidade e aposta que se faz nesta que é a única banda do Concelho do Peso da Régua.

- Em outubro de 2012 o prof. Carlos Taveira por motivos profissionais pede para deixar de ser maestro da banda e assume a direção artistica da Banda o Prof. Heitor Barros que com toda a sua experiência musical e de banda ajuda a crescer ainda mais o nosso projeto.

- Janeiro de 2013 a Banda Juvenil Salesiana de Poiares vai a Roma participar nas jornadas de espiritualidade Salesiana, uma experiência única e inesquecível pela experiência cultural, musical e de amizade entre todos.

- Junho de 2013. Depois de quatro anos à frente dos destinos da nossa banda deixa-nos o Pe. Juan Freitas nomeado entretanto encarregado dos jovens que querem fazer uma experiência de seminário nos salesianos vai para o Estoril e assume a direção da Banda o Pe. Sílvio Faria, alguém que já de perto tinha visto nascer todo este projeto.

Perspectivas de Futuro

- Seguir em frente!

- Torna-se necessária a aquisição de mais instrumentos para continuar a apostar na formação de novos aprendizes.

- Continuar a aumentar o nosso repertório, que é distinto pela sua tonalidade salesiana, juvenil, alegre e de qualidade.

- Continuar a favorecer a participação dos membros da Banda nas atividades do Movimento Juvenil Salesiano a nível Nacional.


- Alargar a prática musical a outro tipo de instrumentos e a outras iniciativas musicais.


Que Deus nos ajude! E que continuemos com a garra de sempre para sonhar, a lutar e conseguir.